Aventuras do Peri | Acampamento Educacional de Férias
221
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-221,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive
Acampamento Educacional de Férias

É uma colônia de férias intensiva de cinco dias com uma estrutura moderna em ambiente comunitário, em contato com a natureza e o meio rural para jovens de 8 a 16 anos. De forma monitorada, os participantes praticam atividades em esportes, artes, agricultura, reciclagem e ecologia, brincadeiras e muitos jogos desafiantes e colaborativos. A programação não é competitiva, há sempre atividades para iniciantes e experientes, de modo que cada participante progride no seu próprio ritmo.

 

 

O planejamento e a preparação para a temporada no acampamento é fundamental. A maioria das atividades é programada com antecedência. Nossa metodologia também prevê espaço e flexibilidade para que algumas atividades sejam criadas correspondendo às mudanças de clima ou criatividades do momento. Os participantes têm muitas opções!

Quando chega ao acampamento, o participante encontra os monitores e seus colegas de aventura. Os participantes recebem dedicação em tempo integral, com supervisão cuidadosa, sendo que para isso, a cada cinco crianças há um monitor. O monitor é um adulto modelo, funciona como um irmão mais velho, que ajuda a cada um participar com desenvoltura, progredir em atividades e se sentir confortável na comunidade do acampamento.

 

 

Os participantes dormem separados em quartos de meninos e meninas. As camas são distribuidas em triliches, sim três andares de cama que vão transformar o acampamento numa experência mágica. As instalações são novas e aconchegantes. A água aquecida à gas nas torneiras e chuveiros proporciona conforto no inverno.

Estas oportunidades de exposição estruturada em contato com a natureza e o campo, em comunidade, através de atividades de lazer e aventura e mais do que férias de sonho é um investimento que forma para a vida!

Metodologia

A base da proposta metodológica e pedagógica tem como objetivo proporcionar uma experiência de lazer e educação para a formação de autonomia e liderança, através da vivência educacional e de lazer integral em comunidade. O acampamento é uma comunidade jovem em ambiente de natureza. Funciona seguindo uma rotina flexível de atividades. Encoraja um positivo desenvolvimento através dos relacionamentos entre participantes, facilitadores, meio natural e atividades. É uma experiência que incrementa a flexibilidade do participante aos desafios que encontrará no mundo. O acampamento equilibra as necessidades de lazer e aprendizado dentro de um ambiente pedagógico-educacional em cultura de colaboração. Com isso, o participante pode amadurecer emocionalmente, intelectualmente e moralmente. A cultura do acampamento incentiva o respeito mútuo às diferenças e características individuais, e consequentemente respeita e valoriza cada acampante como este se apresenta no momento. Com isso, promove seu desenvolvimento pessoal e social dentro do grupo, estimulando sua autoestima, autonomia e bem-estar, tudo isso em relação e junto ao grupo.

Aventuras

O que oferecemos

Ensinamos habilidades de vida em comunidade, respeito ao meio-ambiente, ao meio rural, amor à natureza, às atividades culturais, esportivas e lazer.

Artes

Teatro, bonecos, histórias, canto, música. artes visuais, vídeo, horta, jardinagem entre outras.

Esportes

Futebol, vôlei, taco, atletismo, capoeira, natação, freesbee, frescobol, e muitos outros.

Aventuras

Trilhas, canoagem, sup-stand up paddle, hipismo, brincadeiras, articulação comunitária e muito mais.

Segurança

A equipe do Acampamento Aventuras do Peri encara a segurança como primeira consideração em tudo e todos os níveis. Preparação e avaliação não são apenas praticadas, mas ensinadas como parte das atividades, de forma que as crianças possam buscar atitudes de segurança de forma independente.

Dia Típico

Um dia típico no Acampamento tem uma rotina flexível de atividades, mas com horários programados. Saiba um pouco mais:

Manhã
7:30 Despertar: Música de qualidade alerta que a manhã está começando no acampamento.
9:30 Reunião de Atividades: Após o café da manhã e a arrumação do acampamento os participantes escolhem duas atividades para fazerem na manhã, uma no primeiro período e outra no segundo, em uma reunião com todo o acampamento. Há sempre diversas atividades oferecidas pelos monitores e crianças.
10:00 Primeiro Período: A primeira atividade selecionada (futebol, teatro, malabarismo, jogos diversos etc.)
11:00 Segundo Período: Inicia-se outra rodada de atividades pelo acampamento.

Tarde
12:00 Hora do Almoço: Percussão na panela chama os grupos para a higiene antes da refeição. Todos de mãos lavadas aguardam o almoço ser servido.
13:00 Hora do Descanso: Tempo para uma atividade calma dentro do grupo de idade, nos quartos ou na imediação da casa ou até mesmo uma sesta.
14:30 Reunião de Atividade: Reunião com todo o acampamento. Propostas de atividades para os dois períodos da tarde, artes visuais, brincadeiras, produção de vídeo.
15:30 Lanche: Logo após a primeira atividade da tarde.
16:30 Segundo Período: Jogo ou atividade envolvendo todo o acampamento.
17:15 Tempo Livre: Relaxamento supervisionado antes do jantar, continuação de projetos iniciados como teatro, bienal, dança, música, jogo etc.

Noite
18:00 Hora da janta: Crianças voluntárias ajudam a preparação da copa para o jantar. As demais crianças fazem sua higiene para a refeição.
18:20 Jantar: Refeição e anúncio da programação noturna.
19:00 Hora depois do jantar: Momento para alimentar os animais, cuidar da horta, atividades em grupo, jogos de mesa, lições individuais de violão, teclado, inglês, espanhol etc.
20:00 Atividade da Noite: Um grande jogo noturno para todo, uma festa apresentação dos espetáculos produzidos na semana.
21:15 Lanche da Noite: Servido no alojamento. É a ocasião para contar histórias, compartilhar com o grupo momentos do dia, debater assuntos e planejar o próximo dia.
21:30 Boa Noite: Tempo para a higiene noturna e para descansar e recuperar as energias para o próximo dia.

Saudades de Casa

As crianças que vão ao acampamento pela primeira vez, seus pais geralmente gastam um bom tempo se preocupando com as possíveis saudades que podem acontecer. A maioria das crianças supera isso tranquilamente. Aqui vão alguns pensamentos que podem minimizar essa potencial ansiedade emocional.
Fale abertamente sobre possíveis saudades. Saudade é natural e certos sentimentos de saudade de casa, dos animais de estimação e amigos é muito normal. Uma vez e entendido, sua criança pode aceitar a saudade com mais tranquilidade.

Motive os interesses de sua criança através de lembranças pessoais de acampamentos, e as coisas legais que aconteciam nesses ambientes com vocês. Seja positivo citando exemplos de como vocês superaram seus momentos de saudades. Enquanto conversa positivamente sobre o acampamento com seu filho, garanta que as expectativas sejam realistas. Será esperado do seu filho adquirir e desenvolver habilidades e dividir as tarefas do acampamento (arrumar a própria cama, ajudar a varrer o chão, levar os rejeitos para a composteira etc.).

Por favor, não fale: “se você tiver problemas liga para a gente que a gente pega você.” Desta forma, quando a criança for convidada a falhar será propensa a desistir na primeira dificuldade, abandonar os pensamentos de integração com a vida do acampamento e focar imediatamente em voltar para casa. Vocês poderiam dizer algo como “Esse é um comprometimento para o acampamento de uma semana. Nós acreditamos que você se divertirá muito”.

Se vocês levarem a criança ao acampamento, gastem tempo suficiente para conhecer o lugar, os monitores e então se despeçam. Essa não é uma boa hora para visitar ou observar atividades. Uma atitude confiante e de suporte de sua parte vai tornar esse começo de experiência mais tranquilo.

Durante o acampamento, ligações telefônicas geralmente não são uma boa ideia. Algumas crianças estão bem até ouvirem a voz dos pais pelo telefone. Isso pode alimentar uma saudade distraída. Se por alguma razão você encontrar seu filho chorando de saudade, vocês precisam ser apoiadores, encorajadores e positivos sobre a habilidade dele em se integrar ao acampamento, firmes de que ele vai ficar, vai se divertir e será recompensado pela experiência.

Nossa posição é:

– Oferecer todo apoio, encorajamento e empatia, porem permanecer firme;

– Manter a criança ocupada;

– Tentar identificar um possível motivo e ajuda-la a aprender com os problemas sem solução, como um dia de chuva, por exemplo.

– Mantê-los informados.

Sintam-se bem vindos para contatar a coordenação caso sintam qualquer dúvida ou curiosidade.

O que levar

Sugestões para uma semana tranquila

Leve para o acampamento, preferencialmente aquela “roupa de guerra” (roupa e tênis velhos), para aproveitar ao máximo as brincadeiras e jogos e ficar bem à vontade. Leve uma mochila extra para trazer a roupa suja de volta. Leve cinco a seis sacos plásticos de lixo (serão utilizados para guardar roupa suja, roupas e chinelos molhados no dia da volta, roupa e tênis sujos de barro). Leve uma troca de roupa completa saco plástico para o dia da volta. Marcar todas as roupas e objetos do acampante. Para facilitar, use caneta para tecido tipo Acrylpen em quando tecido e marcador permanente para objetos. Importante marcar protetor solar, repelente e qualquer outro objeto.

A coordenação vai encaminhar uma lista completa do que levar para o acampamento no ato da inscrição!

Mais informações

48 99906-7984 (Juliano) e 48 99153-3349 (Raquel)

Email: falecom@aventurasdoperi.com.br

Fale com a gente!

[]
1 Step 1
Nome:
Telefone:DDD Indisp.
Mensagem:
0 /
Previous
Next